Esqueceu seus detalhes?

A República Pasárgada

A Pasárgada é uma República masculina da Universidade Federal de Ouro Preto fundada em 1982 (conheça mais sobre a nossa história). Estamos localizados no Campus do Morro do Cruzeiro, em Ouro Preto, bem ao lado da Universidade (veja no mapa). Recebemos estudantes de todos os cursos (saiba mais sobre vagas para calouros) e aqui já foram formados mais de 60 alunos que hoje, em diversas partes do Brasil e do mundo, contribuem com a sociedade em suas mais diversas camadas e se orgulham do aprendizado e das experiências transformadoras vividas em nossa casa (veja os ex-alunos).

Nossa casa atende até 18 moradores divididos em 9 quartos, além de oferecer uma estrutura completa para as necessidades e o conforto dos alunos.

Desde a fundação foram realizadas de forma autônoma, pelos próprios moradores e ex-alunos, toda a manutenção e melhorias no imóvel. Estamos devidamente registrados como Associação Cultural, através da qual realizamos a festa do Carnaval para arrecadação de fundos destinados exclusivamente para preservar os patrimônios históricos, tradicionais e materiais ostentados pela República.

O nome Pasárgada é uma referência ao poema de Manuel Bandeira, “Vou-me embora pra Pasárgada”, que foi adotado como hino da República. Para o poeta, Pasárgada representava um lugar ideal, onde encontraria a felicidade, como nós nos sentimos quando visitamos nossa casa.

Temos o compromisso com a formação complementar do cidadão em paralelo ao aprendizado na Universidade. Prezamos por uma boa convivência com amigos, ex-alunos, que sempre visitam a casa, e a comunidade de Ouro Preto.

21 DE ABRIL

21deabril

Comemoramos o aniversário da Pasárgada no dia 21 de abril, quando recebemos nossos ex-alunos e amigos, para celebrar as tradições cultivadas através das décadas. É comum encontrar dezenas de ex-moradores nestas ocasiões, revendo os companheiros da época vivida em Ouro Preto.

CUMADRE

carminha

Após a aposentadoria da nossa amada Dona Maria em 2010 (veja homenageados), quem cuida da nossa casa é a “Carminha”, indispensável para o funcionamento da República.

MASCOTE

manel

Adotado em 2006 o cão “Manel”, batizado em homenagem ao poeta Manuel Bandeira, alegra nossa casa. Com sangue republicano, ele é o filhote do “Breu”, mascote da República Bem na Boca.

REZA

Sugerida pelo ex-aluno 100-fundu, em meados dos anos 2010, esta reza é entoada em bom som quando nos reunimos para celebrar a harmonia e fraternidade entre pasargadeanos e amigos.

Papagaio come periquito
Periquito come lacraia
A coisa que o homem gosta
Mora debaixo da saia
Tem barba igual bode
Tem ferrão igual arraia
Tem um buraco no meio
Que é lá que nós trabalha
Deus é pai
E a cachaça vai

TOPO