Faça parte desta família! Vagas para todos os cursos.
Como se tornar um morador?
Qualquer aluno do sexo masculino, regularmente matriculado na Universidade Federal de Ouro Preto em qualquer curso de graduação, tem a oportunidade de ingressar na República para um período de adaptação e convivência entre os moradores e o calouro.
Período de adaptação
Para garantir uma boa convivência e manter a harmonia na casa, há um processo de adaptação na República, que dura em média 3 meses, no qual o calouro tem a oportunidade de conviver com os atuais moradores, conhecer os ex-alunos e aprender sobre nossas tradições. Durante este processo o calouro, que geralmente está saindo de casa pela primeira vez, irá vivenciar a transição para um ambiente no qual ele tem responsabilidade sobre si mesmo e sobre o ambiente em que está inserido. Após este período de adaptação os atuais moradores se reúnem e decidem sobre a escolha de um novo morador.
O que preciso fazer para ser escolhido?
Os quesitos mais importantes a serem avaliados durante este período são a identificação com a República e o cuidado com a casa. Antes de ser escolhido como morador, é preciso que o calouro escolha a República Pasárgada como seu lar. Durante gerações temos nos dedicado a manter nosso patrimônio tradicional e ajudar na formação de novos cidadãos, além de provermos uma estrutura que garanta conforto para os novos estudantes. É importante que o calouro demonstre iniciativa em dar prosseguimento a esta corrente e respeito pela contribuição dos que passaram pela casa anteriormente.
Realmente nos consideramos uma família e agimos desta forma, cuidando uns dos outros muito além do período de moradia em Ouro Preto. Os ex-alunos se esforçam para estar sempre presentes, colaborando com o aprendizado de calouros e moradores, em encontros em diferentes ocasiões e lugares.